sábado, 2 de maio de 2009

Reinauguração do PETI - 20/04/2009


Prefeitura de Uruaçu entrega nova sede do PETI



A reforma e a ampliação do prédio da nova sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Uruaçu foram inauguradas dia 20 de abril, ocasião em que foi entregue à coordenação e aos cerca de 270 educandos inovadas estruturas móveis e imóveis. O órgão, agora localizado na Avenida Pedro Ludovico (Centro), pertence ao Lions Clube de Uruaçu (atualmentepresidido pela CaL. Cirinéa Tamietti), que disponibilizou o imóvel para autilização, enquanto a administração municipal o reformou e ampliou.


Além dos educandos e dos servidores, na cerimônia foram anotadas presençasde diversas autoridades, entre elas nomes do escalão central do Poder Executivo local - Magalli Pereira (primeira-dama e secretária municipal dePromoção Social), Professor André (Educação), Wagner Camapum (Obras), Waldecir Oliveira (Saúde), Beto Ribeiro (Agricultura) e Adriano Flausino (chefe de Gabinete).


A Câmara Municipal se fez representada pelos edis Chiquinho (presidente), Robson Pimentel, Rones Maia, Irmão, José Rosa e doutor Albert. Liderançasde distintos segmentos, inclusive diretores e outros membros do Lions, também prestigiaram o acontecimento. Da mesma forma, familiares dos educandos.



Pronunciamentos

Representando a Igreja Católica, o padre Antônio Teixeira - titular da Paróquia Sant’Ana -, expôs entre outras particularidades, que o papel de todo poder público não deve ser atuar visando lucro para si, mais simpartilhar/colaborar ao máximo com causas nobres, como a área social. “Participemos todos desse trabalho social, que é de responsabilidade detodos”, disse. Ao encerrar suas mensagens, o religioso orou por todos, inclusive mencionando nomes de órgãos e auxiliares da gestão municipal.


Ao discursar, o vereador Chiquinho valorizou o espírito de parceria do Lions e, comentou que mais e mais firmações de parcerias podem resultar em outros muitos benefícios populares aos uruaçuenses. Fez questão de explicar as ausências dos três colegas de Câmara - Pastor Noraldino e Joeli do Salão (que haviam agendado compromissos anteriormente, em Uruaçu) e Sil (em Goiânia). “Os três fizeram questão de deixar votos de parabéns ao PETI, se colocando à disposição desta representação social”, concluiu.


Coordenadora do PETI uruaçuense, Nilma Ferreira Souza Menezes disse que todo o conjunto de novidades disponibilizado é de suma importância para o bom funcionamento das atividades e valoriza a realidade positiva de que tão logo assumiu o órgão, já defronta com novo suporte material e humano.


Valorizando, e muito, sua equipe de servidores, a coordenadora esclarece que o êxito do trabalho não é dela sozinha, mas sim “da equipe, que tem compromisso com as ações que devem ser desempenhadas em favor do desenvolvimento digno das crianças. Nossa equipe é capacitada e posso dizer que sou uma pessoa feliz por comandar o PETI”, afirma, enaltecendo a atenção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social (SMPS).


A então estrutura ganhou nova roupagem... Entre a estrutura apresentada pelo PETI, consta a duplicação do pátio da nova sede. Construção de sala/recepção, depósito, banheiros, quadra de areia, jardinagem. Ornamentação. Aquisição de mobília, de jogos recreativos. Rotinas, como o desenvolvimento das atividades e as próprias refeições, passam a conviver com melhor estrutura.


Os profissionais do PETI foram chamados e, enfileirados, apresentados. “Com esses profissionais, nossas crianças só têm a ganhar.” Palavras da coordenadora.


Na última parte da cerimônia, foram feitas apresentações por parte de servidores e parceiros do PETI. Destaque para a peça teatral que retrata o empenho da Prefeitura e da SPMS para com o órgão, também enfocado na representação. No final, foi servido um coquetel.


Magalli Pereira também integrou o time de oradores, que em fala rápida teceu agradecimentos aos diretores do Lions.



Público-alvo do PETI


O PETI atende famílias com crianças e adolescentes retirados das diversas situações de trabalho, com idade inferior a 16 anos. A identificação de situações de violação de direitos geradas pelo trabalho infantil, no âmbito da Proteção Social Especial (PSE). A identificação poderá ser feita por intermédio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Conselho Tutelar, pela equipe da Superintendência Regional doTrabalho, Sociedade Civil, Ministério Público (MP), outras políticas públicas e parceiros locais. Com base na identificação, essas crianças e/ou adolescentes, bem como suas famílias, são cadastrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com a devida marcação do campo 270.


O desafio de combater o trabalho infantil conta com diversos atores estratégicos, além do MDS, tais como: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Esporte (ME), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Cultura, Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros que participam de atividades conjuntas e intersetoriais de enfrentamento ao trabalho infantil.




Nenhum comentário: